Twitter Facebook

CUT GO > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > QUESTIONÁRIO DE CENSO SOBRE DIVERSIDADE NOS BANCOS COMEÇA A CIRCULAR EM MARÇO

Questionário de Censo sobre Diversidade nos bancos começa a circular em março

03/02/2014

GT sobre o Mapa da Diversidade é conquista da Campanha Nacional Unificada 2013 e faz parte da convenção coletiva

Escrito por: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Bancários de todo o País receberão a partir de 17 de março o questionário do 2º Censo da Diversidade no setor financeiro. Para chegar às questões – que devem ser respondidas por funcionários de bancos públicos e privados – um grupo de trabalho bipartite, com participação do movimento sindical e federação dos bancos, reuniu-se diversas vezes.
 
A principal conquista do movimento sindical é a inclusão de perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero. “Queremos saber se os bancários estão usufruindo da isonomia de direito dos homoafetivos garantida em campanha da categoria e, se não estão, precisamos saber os motivos e como garantiremos que esses trabalhadores façam uso da conquista sem sofrer discriminação. Por isso é importante que todos respondam às questões, pois a partir dos resultados cobraremos políticas sociais dentro das instituições financeiras para garantir igualdade de oportunidade”, ressalta Neiva.
 
Para o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (SPbancarios), uma das formas de resolver a questão da desigualdade no setor financeiro é negociar um Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para almejar oportunidades a partir de critérios claros e objetivos. “As mulheres da categoria ainda ganham menos que os homens, bancários com deficiência não são promovidos, afrodescendentes raramente são vistos em cargos de gerência e supervisão. O que queremos é conquistar igual tratamento para quem é bancário”, defende.
 
A apresentação oficial do cronograma do censo do Mapa da Diversidade ao movimento sindical está prevista para 21 de fevereiro. “Será um desafio fazer o debate com os trabalhadores. Mas ressaltamos que o resultado será essencial para avaliar o que mudou da realização do último censo até agora. Desta forma, cobraremos dos bancos as melhorias para a categoria”, explica a diretora executiva do SPbancarios, Neiva Maria Ribeiro
 
Edição anterior
O primeiro censo da categoria bancária foi respondido por 202.460 trabalhadores. Os dados foram cruzados e, à época, o resultado apontou, entre outras questões, que as mulheres ganhavam salários menores mesmo com iguais cargos; que 81% dos cargos de supervisão são de homens; que faltava acessibilidade nos bancos para pessoas com deficiência; que apenas 2,3% dos bancários são negros.
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT
Parceria CUT-GO e Banco do Brasil

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE GOIÁS
Rua Setenta, 661 – Qd. 127, Lt. 71| Centro | CEP 74055-120 | Goiânia | GO
Fone: (55 62) 3224.0169 | www.cut-go.org.br | e-mail: cutgo1@gmail.com