Twitter Facebook

CUT GO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > AS NOVAS TERAPIAS DO SUS E AS RASTEIRAS DA REFORMA TRABALHISTA

As novas terapias do SUS e as rasteiras da Reforma Trabalhista

18/04/2018

Programa Antena Ligada debateu ainda o aumento da energia elétrica e o roubo de vacinas contra o H1N1

Escrito por: Maisa Lima, assessora de Comunicação da CUT Goiás

O programa Antena Ligada da Rádio Trabalhador – www.radiotrabalhador.com.br – entrevistou nesta quarta-feira (18) Valério Lima, especialista em shiatsu, acupuntura e outras terapias orientais. Além dele conversou com o jornalista Roberto Nunes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Goiânia (SindMetal-GO), Eugênio Oliveira.
 
Há pouco mais de um ano, o Ministério da Saúde incorporou várias dessas terapias ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida deixou alguns profissionais preocupados, alegando que, se falta dinheiro para as ações mais básicas de saúde, o momento é inadequado para tal ampliação.
 
No entanto, Valério afiança os bons resultados dessas terapias. “Cerca de 70% das técnicas medicinais japonesas não são invasivas e é interessante como as crianças respondem melhor aos tratamentos que os adultos. A acupuntura, por exemplo, é muito eficaz no tratamento de doenças respiratórias, gástricas e distúrbios provocados pela ansiedade”, ensina.
 
Reforma Trabalhista
A conversa com Eugênio mostrou mais uma face amarga da Reforma Trabalhista. O SindMetal está negociando a Convenção Coletiva da categoria com cerca de 4 mil empresas e relatou dificuldades em manter conquistas históricas. “A classe patronal está barrando tudo, alegando a reforma. Benefícios conquistados há anos estão virando cinzas”, lamentou.
 
Um exemplo é o Prêmio de Assiduidade, que existe há mais de 20 anos e que agora os patrões ameaçam retirar. “Querem derrubar todas as cláusulas sociais, mas nós não vamos permitir. Vamos resistir e exigir 10% de aumento salarial”, afirmou o sindicalista.
 
H1N1
Enquanto a população fica horas na fila para tomar a vacina contra a gripe H1N1, dois homens foram presos nesta terça-feira (17), com 1.050 doses de vacina em Goiânia (GO). De acordo coma Polícia Militar (PM), os medicamentos foram furtados de postos de saúde de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Este é o segundo furto de vacinas em menos de dois dias em Goiás, que está em alerta depois que 13 pessoas morreram pela doença. O outro foi registrado em Senador Canedo.
 
Energia elétrica
Outra notícia que deixou o ouvinte da RT se perguntando como é que a inflação pode ser a que o governo federal apregoa, diante de tantos aumentos nas tarifas públicas. É que a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Parceria CUT-GO e Banco do Brasil

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE GOIÁS
Rua Setenta, 661 – Qd. 127, Lt. 71| Centro | CEP 74055-120 | Goiânia | GO
Fone: (55 62) 3224.0169 | www.cut-go.org.br | e-mail: cutgo1@gmail.com