Twitter Facebook

CUT GO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 1º DE MAIO VAI CELEBRAR A UNIDADE E A RESISTÊNCIA

1º de Maio vai celebrar a unidade e a resistência

27/04/2018

CUT Goiás convida todos os trabalhadores e trabalhadoras a participar da comemoração na Praça Universitária, a partir das 14 horas

Escrito por: Maisa Lima e Rodrigo Lelis

 
Para a Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) e seus sindicatos filiados, o 1º de Maio não é apenas mais um feriado. É dia de luta! Assim, convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador na Praça Universitária, em Goiânia, a partir das 14 horas nesta terça-feira.
 
Ao longo do dia haverá shows com os grupos Sã Consciência, Diego Mascate, Mundhumano, Cocada Coral, Terra Cabula – além de apresentações de DJ SirCo e DVOLT – e encerramento com a cantora Maíra Lemos, às 19 horas.
 
"Esse ato do 1º de Maio ocorre em uma conjuntura singular, poucos meses depois de entrar em vigor a Reforma Trabalhista imposta por Michel Temer e seus aliados. Em todo o País, os trabalhadores levarão às ruas as bandeiras da democracia, do respeito aos direitos e da proteção dos empregos, dos salários e das aposentadorias. Em Goiânia (GO) não será diferente”, pontua o presidente da CUT-GO, Mauro Rubem.
 
Paralelamente aos shows, haverá atividades de reflexão, engajamento político e debates. Isso significa que teremos atividades para todos os gostos”, pontua o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Goiás (Sintsep-GO), Ademar Rodrigues.
 
Entre as atividades que vão ocorrer paralelas aos shows haverá a roda de conversa Feminismos (15h30), com Marcelle Vaz (doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília - UNB, ativista e idealizadora da marca Plus Size Augusta Robusta), Ana Rita Marcelo de Castro (presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Goiás e do coletivo de Mulheres da CUT Goiás), Janira Sodré Miranda (professora do Instituto Federal de Goiás - IFG e membro do Conselho Estadual da Mulher) e Alessandra Minadakis (procuradora federal, feminista e ativista de direitos humanos).
 
Às 17 horas, o bate papo abordará O Brasil sob o conservadorismo e o fascismo: desafios para a esquerda, com os debatedores Mauro Rubem, Fabrício Rosa (representante do movimento Policiais AntiFascismo), Haroldo Caetano (procurador do Estado) e o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO). As atividades se encerrarão às 18 horas, com a oficina de Agbê, com a percussionista Sarah Menezes, do grupo Cocada Coral.
 
2 de Maio
Dando continuidade à programação do Mês do Trabalhador, no dia 2 o Fórum Goiano Contra as Reformas Trabalhista e da Previdência promove uma Mostra de Curtas Metragem, com curadoria de Benedito Ferreira, na sede da CUT-GO (Rua 70, nº 661, Centro), às 19 horas.
 
Entre os filmes exibidos estão: “Alô, Maman”, com direção de Michely Ascari; “Havia cinzas dentro de mim”, com direção de Daniel Calil; “É uma vez”, com direção de Ludielma Laurentino; “Real Conquista”, com direção de Fabiana Assis; “A felicidade chega aos 40”, com direção de Daniel Nolasco e “Intervenção”, dirigido por Isaac Brum.

“A Reforma Trabalhista precarizou milhões de empregos e criou um ambiente de grave insegurança jurídica à classe trabalhadora. Esse 1º de Maio, que pela primeira vez reúne todas as centrais sindicais num mesmo ato, é um momento de luta e resistência”, reforça Mauro.

Lula Livre

As sete maiores centrais sindicais do Brasil já confirmaram o ato unificado em Curitiba (PR) no 1º de Maio. Essa é a primeira vez que as centrais se unem em ato e pautas comuns. O feito já é considerado histórico pelos dirigentes das centrais que definiram como pautas centrais #LulaLivre e o combate às reformas trabalhista e da Previdência. Goiás seguiu o exemplo e está celebrando esse 1º de Maio num ato que é coordenado pelo Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, onde estão representados os movimentos sindical e sociais. 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Parceria CUT-GO e Banco do Brasil

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE GOIÁS
Rua Setenta, 661 – Qd. 127, Lt. 71| Centro | CEP 74055-120 | Goiânia | GO
Fone: (55 62) 3224.0169 | www.cut-go.org.br | e-mail: cutgo1@gmail.com